Talvez seja útil começar contando rapidamente como chegamos até aqui, porque este texto precisa fazer sentido também para quem não acompanhou os capítulos anteriores.
Arthur Azevedo da Silva Moura, historiador, cineasta e pesquisador do hip-hop, publicou no portal A Terra é Redonda o ensaio “BK e a religião da ascensão”. Ali, tomando BK como caso central, desenvolveu uma crítica a uma transformação que identifica no rap brasileiro: a passagem de uma cultura marcada pela denúncia, pela memória e pelo antagonismo social para outra cada vez mais organizada pela carreira individual, pelo sucesso, pelo patrimônio e pela ascensão. A discussão não nasceu naquele artigo. Arthur pesquisa há muitos anos os processos de mercantilização do rap, tema de sua dissertação de mestrado, O Ciclo dos Rebeldes: processos de mercantilização do rap no Rio de Janeiro, defendida em 2017 e posteriormente publicada em livro.
Eu respondi, também em A Terra é Redonda, com “Quem canta a queda também voa”. Minha objeção era que a tese da religião da ascensão generalizava para o rap contemporâneo uma tendência real, mas não suficiente para explicar o conjunto da cultura. Usei BK, FBC, Djonga, Clara Lima, Emicida, as batalhas de rima e mudanças nas relações entre artistas, gravadoras, selos e plataformas para defender que o antagonismo não havia desaparecido e que o rap continuava sendo um campo em disputa.
Arthur respondeu novamente, desta vez publicando em seu próprio perfil “O que restou dos fundamentos do rap? Mercantilização e transmutação histórica do rap brasileiro — Uma resposta a ‘Quem canta a queda também voa’, de Edgar Silva dos Anjos”. Depois fez uma live em seu canal no YouTube lendo e comentando o texto, ampliando vários pontos que não cabiam na versão escrita.
A resposta dele tornou o debate melhor.
Também tornou algumas críticas que fiz anteriormente insuficientes.
É desse ponto que parto agora. Não para fingir que nada do que Arthur respondeu me convenceu, nem para transformar uma divergência intelectual numa disputa em que alguém precisa vencer por 3 a 0. Quero separar aquilo em que considero que ele tem razão daquilo que, depois de toda essa discussão, continua sem me convencer.
E nossa diferença agora pode ser colocada numa pergunta bastante simples:
O rap mudou profundamente ou mudou a ponto de virar historicamente outra coisa?
É aí que a discussão realmente chegou.
Onde Arthur tem razão
Arthur está correto quando diz que uma música pode criticar a polícia, o racismo ou a desigualdade e, ainda assim, circular plenamente como mercadoria. Portanto, encontrar uma faixa politizada de FBC, Djonga, BK ou qualquer outro artista não basta para demonstrar que a mercantilização não existe. Eu fiz esse exemplo trabalhar mais do que ele podia na minha primeira resposta.
Ele também tem razão quando observa que morar na periferia, trabalhar com a própria família ou manter relação com movimentos sociais não coloca ninguém fora do capitalismo. Mercado nenhum exige mudança de CEP. Um vínculo territorial pode ser verdadeiro, profundo e politicamente importante e, ao mesmo tempo, participar de uma carreira plenamente organizada por relações mercantis.
E considero especialmente forte seu argumento sobre as plataformas. Antes, uma gravadora podia telefonar para um artista e mandar retirar um palavrão. Hoje a pressão pode operar sem telefonema e sem ordem. Número de reproduções, retenção de público, frequência de lançamento, duração da música, vídeo curto, publicidade e manutenção de audiência também empurram escolhas. A liberdade formal do artista não elimina a coerção econômica.
Tudo isso fica incorporado à minha leitura.
Mas, retiradas essas divergências, aparece com muito mais nitidez aquilo em que ainda discordamos.
Arthur demonstra uma transformação real: dinheiro, carreira, patrimônio, audiência, profissionalização, artista-empresa, grandes festivais, plataformas e métricas adquiriram um peso enorme no rap.
Também considero bastante plausível que hoje esses valores tenham muito mais força para definir o que significa “vencer” do que tinham na configuração dominante do rap brasileiro dos anos 1990.
Até aí estamos próximos.
O problema aparece quando duas frases começam a funcionar como se fossem uma só:
O mercado ganhou enorme poder dentro do rap.
E:
Os fundamentos do rap sofreram uma transmutação.
A primeira frase está muito bem sustentada.
A segunda diz algo a mais.
É justamente esse “algo a mais” que quero discutir.
Afinal, o que estamos chamando de fundamento?
Antes de perguntar o que restou dos fundamentos, precisamos saber quais eram eles.
Porque podemos estar misturando pelo menos três coisas.
Uma coisa é a história de formação do hip-hop. Outra é a forma muito poderosa de compreender o rap que se consolidou no Brasil, especialmente nos anos 1990. E outra, ainda, é aquilo que nós, olhando para essa história, consideramos que o rap deveria preservar.
Essas três coisas se encontram. Mas não são iguais.
Quando voltamos à formação histórica do hip-hop, não encontramos uma doutrina política pronta esperando para ser preservada.
Encontramos juventude negra e latina produzindo cultura em meio à pobreza, ao racismo, à segregação, à violência e ao abandono urbano. Mas encontramos também festa, dança, competição, vaidade, estilo, disputa por respeito, diversão, afirmação individual, comunidade, organização e resistência.
Uma coisa não elimina a outra.
Isso não prova que a resistência fosse secundária. Seria outro exagero.
Prova apenas algo importante:
A resistência nunca esteve sozinha.
E aqui aparece uma aproximação curiosa com o próprio argumento de Arthur.
Ele está certo quando diz que sofrer opressão não produz automaticamente consciência anticapitalista. Uma pessoa pode sofrer violência policial e acreditar em meritocracia. Pode viver trabalho precário e se entender como empreendedor. A experiência concreta não produz mecanicamente uma única interpretação política.
Se essa regra vale hoje, precisa valer também quando olhamos para trás.
O fato de o hip-hop ter surgido de uma realidade profundamente desigual não significa que desde o nascimento existisse uma ideologia única definindo o que aquela cultura deveria ser.
Só que o rap brasileiro dos anos 1990 é outra conversa
Aqui o argumento de Arthur fica mais forte.
No Brasil, sobretudo nos anos 1990, o rap construiu uma identidade política poderosa. Periferia, racismo, desigualdade, polícia, prisão, denúncia, classe e pertencimento coletivo adquiriram enorme centralidade.
Para muita gente, fazer rap passou a significar também postura, responsabilidade, consciência e compromisso com a quebrada. Havia inclusive disputa interna sobre quem podia ser reconhecido como legítimo.
Não tenho interesse nenhum em diminuir essa história.
É perfeitamente possível dizer que essa visão do rap se tornou hegemônica naquele período.
E hegemonia aqui não precisa parecer palavra de prova de pós-graduação. Não significa apenas que uma ideia ficou mais popular que as outras. Uma hegemonia se estabelece quando determinado modo de enxergar o mundo adquire tanta força que começa a parecer natural, óbvio, quase a única maneira sensata de pensar. Não se trata apenas de ganhar uma discussão. Em seu momento mais forte, é conseguir fazer certas questões parecerem já resolvidas.
Minha dúvida é outra:
Uma coisa é determinada visão do rap dominar uma época. Outra é essa visão passar a ser tratada como a natureza permanente do hip-hop.
Talvez aquilo que tenha perdido centralidade nas últimas décadas não sejam “os fundamentos originários” do hip-hop, mas uma configuração histórica extremamente poderosa construída pelo rap brasileiro.
Isso já seria uma transformação enorme.
Não precisamos transformá-la em essência para reconhecer sua importância.
O mercado ganhou. Mas ganhou o quê?
Arthur fez uma crítica correta à expressão que usei: “campo em disputa”.
Dizer apenas que existe disputa explica pouco.
Se existe uma disputa, precisamos perguntar quem está ganhando.
Então façamos isso.
O que hoje ensina a um jovem artista o que significa vencer? O respeito dos pares, a praça, a posse, o bairro, o movimento social? Ou número de streams, seguidores, publicidade, patrimônio, agenda, marca pessoal, grandes shows e expansão de audiência?
É difícil negar que o segundo conjunto ganhou uma força gigantesca.
Arthur tem razão em insistir nisso.
O mercado não precisa acabar com letras críticas para conquistar hegemonia. Pode ganhar poder quando consegue definir cada vez mais como o sucesso é medido.
Um artista pode continuar falando contra a polícia enquanto parte importante de sua trajetória pública passa a ser narrada por números, expansão, carreira, recordes e patrimônio.
Essa contradição existe.
Minha divergência começa na pergunta seguinte:
Ganhar enorme poder dentro de uma cultura significa ter mudado aquilo que faz essa cultura continuar sendo ela mesma?
Não necessariamente.
Mas também não basta responder “não”.
É preciso saber como testar.
Então como saber?
Se eu digo que houve uma grande recomposição dentro do rap, minha hipótese também precisa correr risco.
Não posso defender uma posição segundo a qual o rap pode mudar qualquer coisa e continuará eternamente sendo o mesmo rap.
Então proponho uma régua bastante concreta.
Primeiro: quem continua produzindo os novos agentes?
Batalhas, cenas locais, coletivos, crews e redes territoriais ainda formam MCs, produtores, DJs, públicos e organizadores? Ou alguém só passa a existir efetivamente quando é selecionado e impulsionado por estruturas empresariais e plataformas?
Segundo: quem produz respeito?
Um artista ainda consegue conquistar reconhecimento dentro do rap antes de possuir números comerciais gigantescos? Ou respeito interno e resultado comercial estão se tornando praticamente a mesma medida?
Terceiro: quem produz linguagem?
Gíria, estética, flow, tema, técnica, dança, produção musical e novas formas de expressão continuam surgindo em relações sociais e circuitos da própria cultura que não se reduzem à necessidade de valorização econômica, mesmo quando depois entram profundamente no mercado? Ou a inovação passa cada vez mais a nascer formatada de cima para baixo pelas exigências de circulação comercial?
Quarto: a cultura ainda consegue organizar circuitos próprios de reprodução?
Batalhas, eventos, lançamentos, redes de colaboração e cenas continuam formando gente e produzindo público, legitimidade e inovação sem depender, em cada etapa, dos agentes econômicos mais concentrados?
Nenhum desses espaços está “fora do capitalismo”.
Esse nunca foi o ponto.
A pergunta é se continuam produzindo relações, linguagens e agentes que não podem ser reduzidos simplesmente à lógica que depois os transforma em valor econômico.
E existe ainda uma quinta pergunta, talvez a mais dura para a minha própria posição.
Quem produz — e quem fica com o valor?
Uma batalha pode continuar produzindo agente, técnica, linguagem e respeito e, ainda assim, boa parte do valor econômico gerado por isso ser apropriado em outro ponto da cadeia.
A cena forma o MC. A plataforma monetiza circulação e dados. O festival vende patrocínio. Um intermediário controla direitos. Uma empresa captura publicidade. Um catálogo se valoriza.
Então a quinta pergunta é:
Quem consegue se apropriar do valor produzido por essa cultura?
Aqui Arthur toca num problema decisivo.
É perfeitamente possível que uma cultura preserve enorme capacidade criativa e, ao mesmo tempo, perca capacidade de reter economicamente aquilo que produz.
Mas essas duas coisas não são idênticas.
Uma coisa é perder controle sobre a apropriação econômica de uma produção.
Outra é perder a própria capacidade social de produzi-la.
Essa distinção não coloca “mercado” de um lado e “cultura” do outro. As duas coisas estão misturadas há muito tempo.
O que precisamos observar é se continuam existindo relações sociais que produzem artistas, linguagem, reconhecimento e inovação por critérios que não são simplesmente uma extensão das métricas comerciais — mesmo que aquilo posteriormente seja convertido em mercadoria.
Se continuam, temos uma cultura profundamente explorada e mercantilizada, mas ainda capaz de produzir aquilo de que a própria valorização econômica se alimenta.
Isso é diferente de uma situação em que essas relações perdem sua capacidade de produção e permanecem principalmente como linguagem, imagem ou memória mobilizadas por estruturas que já definem de antemão o produto, o sucesso e o pertencimento.
A diferença é importante.
A primeira situação já existe em grande medida.
A segunda é uma conclusão mais forte.
E precisamos olhar o filme, não só a fotografia
Arthur poderia responder: “concordo com essa régua, e é exatamente nessa direção que estamos caminhando”.
É uma resposta possível.
Então não basta perguntar onde estamos. Precisamos observar para onde as relações estão andando.
O respeito interno está ficando cada vez mais parecido com ranking comercial? Os circuitos próprios estão perdendo capacidade de formar artistas? Está ficando mais difícil construir trajetórias que contrariem incentivos de plataforma? Linguagens nascidas nas cenas continuam reorganizando o mainstream ou servem cada vez mais apenas como matéria rapidamente incorporada? A distância entre o valor produzido e aquilo que os próprios produtores conseguem reter está aumentando? As batalhas produzem novos critérios de sucesso ou funcionam cada vez mais como porta de entrada para um modelo já definido em outro ponto do circuito?
Essas perguntas permitem testar uma transmutação em curso, sem esperar que a transformação chegue a um estado final.
E é perfeitamente possível que algumas respostas favoreçam Arthur.
Não preciso negar isso.
O que não podemos fazer é transformar tendência em conclusão antes de verificar como essas diferentes capacidades estão efetivamente mudando.
Uma coisa também precisa ser distinguida: duração não é irreversibilidade.
Uma forma de hegemonia pode permanecer durante décadas e ainda ser historicamente deslocável. Se circuitos hoje subordinados continuam capazes de produzir linguagem, agentes e critérios que posteriormente reorganizam inclusive o polo dominante, então não estamos diante apenas de restos incapazes de agir.
A pergunta importante não é apenas se essas formas sobreviveram.
É se ainda conseguem produzir alguma coisa capaz de mudar o jogo.
É exatamente por isso que as batalhas importam
Não porque uma batalha prove que o rap continua revolucionário.
Não prova.
Não porque alguém tomar enquadro da polícia vire automaticamente anticapitalista.
Arthur tem razão também aí.
A batalha interessa para este debate por outra razão.
Ela ainda produz rapper?
Produz público?
Produz técnica?
Produz linguagem?
Produz reconhecimento?
Consegue afirmar que alguém é bom antes que Spotify, marca ou festival façam essa afirmação?
Consegue criar alguma coisa que depois obrigue inclusive o circuito comercial a se reorganizar?
Se consegue, ela não é apenas lembrança de um passado heroico.
Continua participando da produção do presente.
E aí aparece uma distinção que me parece fundamental:
Uma coisa é sobreviver. Outra é continuar tendo capacidade de produzir o novo.
“Isso ainda existe, mas já não manda”
Essa é, resumidamente, uma das respostas de Arthur a vários exemplos que apresentei.
Pode haver crítica, mas ela não é dominante.
Pode haver batalha, mas ocupa outra posição.
Pode haver vínculo comunitário, mas ele pode ser incorporado pelo mercado.
Pode haver crítica à vitória, mas ela pode funcionar como uma espécie de sabedoria para continuar correndo.
Todas essas interpretações são possíveis.
O problema não está em possuir categorias capazes de pensá-las.
O problema é saber como fazemos a distinção.
Como sabemos que uma batalha é apenas resto de uma configuração anterior e não lugar onde está nascendo alguma coisa?
Como sabemos que um artista que critica a lógica da vitória apenas aprendeu a administrar melhor os sofrimentos da própria corrida?
Como sabemos que uma relação territorial virou principalmente marca e deixou de produzir relações sociais relevantes?
Não dá para responder isso simplesmente pelo nome da categoria.
Precisamos observar o que essas práticas fazem.
Se continuam produzindo agentes, linguagem, reconhecimento e capacidade de reorganizar outras partes do campo, classificá-las simplesmente como resíduos pode ser cedo demais.
E quando eu aceitaria a transmutação?
Aqui quero deixar minha própria posição aberta ao teste.
Não considero necessário esperar que desapareçam batalhas, periferia, memória, crítica e todos os símbolos antigos. Arthur tem razão ao dizer que uma transmutação não exige desaparecimento completo.
A hipótese dele ganharia força conforme observássemos um movimento persistente no qual os circuitos próprios produzissem cada vez menos agentes e legitimidade; o respeito interno convergisse cada vez mais com o sucesso comercial; a inovação dependesse crescentemente dos critérios de valorização estabelecidos pelos polos econômicos dominantes; antigas referências territoriais e políticas preservassem grande presença estética, mas cada vez menor capacidade de organizar relações; e a própria comunidade perdesse progressivamente poder para decidir quem pertence, quem influencia e quais caminhos merecem reconhecimento.
Em algum momento, a quantidade vira qualidade.
Se esses mecanismos deixarem de apenas sofrer subordinação e passarem a perder sua função de reproduzir a cultura, “transmutação” passa a fazer um trabalho conceitual importante.
Ela estaria dizendo:
Não mudou apenas quem está ganhando a disputa. Mudou progressivamente o próprio lugar social onde o rap é produzido, reconhecido e reproduzido.
Eu aceitaria essa conclusão.
Minha questão é que, no material apresentado até aqui, Arthur demonstra com muito mais força o avanço da primeira dinâmica do que a realização da segunda.
Por que ainda falo em recomposição?
Não porque seja uma palavra mais agradável.
Também não porque eu tenha decidido antecipadamente preservar o rap de uma conclusão desagradável.
Minha razão é bem mais simples.
Se profissionalização, artista-empresa, plataformização, mudança dos critérios de sucesso, pressão algorítmica, apropriação desigual do valor e perda de centralidade de determinadas formas de antagonismo podem ser explicadas por uma mudança profunda na relação entre forças que continuam atuando dentro da cultura, não precisamos acrescentar imediatamente que a própria qualidade histórica da cultura mudou.
Arthur acrescenta esse passo.
Ele pode estar certo.
Mas esse passo precisa de evidência própria.
E agora conseguimos dizer que evidência seria essa.
Se a capacidade do rap de produzir seus próprios agentes, linguagens, legitimidades e circuitos estiver claramente perdendo terreno; se as formas subordinadas conseguirem sobreviver, mas já não conseguirem produzir alternativas que reorganizem o campo; se o reconhecimento interno estiver convergindo estruturalmente com a valorização comercial, então a hipótese da transmutação começa a explicar algo que “recomposição” já não explica bem.
Nesse caso, minha hipótese perde.
Enquanto isso não estiver estabelecido, a recomposição explica os mesmos fenômenos sem dar um passo adicional sobre aquilo que o rap historicamente passou a ser.
Não é prudência transformada em argumento.
É uma diferença sobre o alcance da evidência.
E a própria régua marxista?
Arthur mostra muito bem que o mercado não é neutro.
Mercado produz desejo, expectativa e critérios de sucesso.
É justamente aqui que Gramsci ajuda: diferentes forças disputam aquilo que uma sociedade passa a enxergar como natural.
Só que o mercado não é a única força fazendo isso.
O movimento negro disputa os sentidos do rap.
Igrejas disputam.
Partidos disputam.
O Estado disputa.
Posses, coletivos e organizações territoriais disputam.
Os próprios artistas disputam.
A academia disputa.
Intelectuais marxistas também disputam.
E eu estou disputando ao escrever este texto.
Não há problema nisso.
O problema seria esquecer que a própria interpretação também está dentro da história.
Quando alguém diz que o rap verdadeiro deve ser emancipatório, anticapitalista ou cumprir determinada função social, não está apenas descrevendo um objeto. Há aí também uma posição sobre a direção desejável daquela cultura.
Ela pode ser uma excelente posição.
Pode inclusive ser a posição politicamente correta.
Mas ainda precisa ser separada daquilo que a história do objeto permite demonstrar.
Isso não quer dizer que todas as opiniões valham a mesma coisa.
Propaganda bancária e Marx não são intelectualmente equivalentes porque ambos “disputam narrativa”.
Significa apenas:
Nenhuma régua cai do céu.
O “corre” mostra como uma cultura pode mudar sem simplesmente trocar de pele
Nesse ponto, uma das melhores análises de Arthur é justamente sua leitura do “corre”.
O corre nasce de uma experiência real. Gente que precisa trabalhar, se virar, sobreviver e inventar saída onde poucas foram oferecidas.
Mas essa verdade pode receber outra interpretação:
“eu consegui porque corri”.
E depois:
“quem não conseguiu não correu”.
Nesse momento, uma experiência popular concreta pode se tornar explicação meritocrática da sociedade.
Repare que uma coisa não precisou desaparecer para a outra existir.
O corre continua sendo experiência de sobrevivência.
Mas passa também a funcionar como linguagem da vitória individual.
Talvez uma transformação semelhante esteja ocorrendo com o rap.
Não a substituição instantânea de uma cultura por outra.
Mas uma mudança enorme do peso e do sentido das coisas que já estavam em disputa dentro dela.
O samba só ajuda a fazer uma pergunta
Não quero explicar rap pelo samba.
O samba serve aqui apenas como lembrete de método.
Disco, rádio, profissionalização, Estado, indústria e mercado transformaram profundamente suas formas de produção e circulação.
Isso mostra apenas que duas perguntas não são idênticas:
Quando uma cultura mudou muito?
E:
Quando essa mudança alterou aquilo que a constitui historicamente?
É exatamente a diferença que estamos tentando localizar no rap.
Nada além disso precisa ser provado pela comparação.
Também corrijo o que forcei
Arthur tem razão ao identificar exageros na minha primeira resposta.
Forcei sua tese quando fiz a coexistência entre crítica social e sucesso mercantil funcionar como refutação.
Forcei também quando fiz território funcionar como prova suficiente de autonomia.
Corrijo os dois.
Mas a regra precisa valer para nós dois.
Eu não disse que pressão algorítmica é inofensiva. Disse que existe uma diferença entre uma cláusula explícita e uma estrutura de incentivos.
Também não disse que toda crítica ao consumo pretende condenar pobre à pobreza. Minha pergunta dizia respeito ao modo como sofrimento e prazer periféricos podem receber julgamentos diferentes.
E não considero adequada a caracterização de nossa divergência como se de um lado estivesse o materialismo histórico e, do outro, uma leitura minha baseada essencialmente em letras críticas, território e comunidade.
Meu texto discutiu plataforma, master, contrato, royalties, algoritmo, extração de valor, intermediários e propriedade. Também disse expressamente que administrar a própria carreira não significa escapar do capitalismo.
Nossa divergência é mais interessante que isso.
São duas formas de interpretar materialmente uma transformação que ambos reconhecemos.
A academia entra aqui só por uma razão
Na live em que leu e comentou sua resposta, Arthur disse querer maior capilaridade desse debate entre as bases da cultura hip-hop. Isso me parece importante.
Eu quero a mesma coisa.
Por isso existe uma responsabilidade também na forma de falar.
Rigor não precisa significar distância.
Um debate pode ser complexo e ainda ser apresentado de maneira que alguém da batalha, do estúdio, do evento ou do bairro consiga se apropriar dele.
Não basta produzir conhecimento sobre uma cultura.
Se a intenção é contribuir para sua autonomia crítica, esse conhecimento precisa conseguir voltar para ela de forma utilizável.
Essa cobrança vale para Arthur.
E vale para mim.
Aliás, é uma das razões pelas quais tentei escrever este texto sem exigir do leitor um curso prévio para entender onde está nossa divergência.
Então onde o debate chegou?
Chegou mais perto do que parecia.
Arthur demonstra muita coisa.
O rap se mercantilizou profundamente.
A forma dessa mercantilização mudou.
A plataforma exerce pressão mesmo sem dar ordens diretas.
O artista-empresa continua submetido ao capital.
Dinheiro, carreira, patrimônio e audiência ganharam enorme força.
A capacidade de agentes econômicos capturarem valor produzido pelo rap aumentou.
O “corre” pode ser reorganizado como meritocracia.
E conteúdos críticos podem continuar existindo dentro de relações profundamente mercantis.
Concordo com tudo isso.
Minha divergência agora cabe quase numa frase:
Arthur demonstra melhor que relações mercantis conquistaram uma posição hegemônica e ampliaram sua capacidade de capturar o valor produzido pelo rap do que demonstra que o próprio rap sofreu uma transmutação.
Para passar de uma conclusão à outra, precisamos olhar para algo mais.
A própria cultura está perdendo capacidade de produzir seus artistas?
Seus critérios de respeito?
Sua linguagem?
Seus circuitos?
Essa capacidade está diminuindo ao longo do tempo?
E as formas sociais que produzem essas coisas estão perdendo capacidade de reorganizar inclusive o circuito dominante?
Se a resposta caminhar claramente para sim, Arthur estará cada vez mais próximo de ter razão sobre a transmutação.
Se, mesmo sob uma hegemonia mercantil poderosa e com enorme captura econômica, esses espaços continuarem produzindo novidade, legitimidade, conflito, agentes e linguagens capazes até de obrigar o mainstream a se reorganizar, “recomposição” ainda me parece uma descrição melhor.
Essa pergunta pode ser pesquisada.
E agora a mesma régua vale para os dois lados.
Daqui em diante, não estou oferecendo uma prova
Até aqui falei daquilo que considero que as evidências permitem afirmar.
Daqui em diante falo de outra coisa: uma escolha política minha.
Não apresento essa escolha como prova da minha tese.
Eu sigo apostando no hip-hop.
Continuo somando e tentando acumular força dentro desse movimento porque ainda encontro nele uma capacidade extraordinária de formar gente, criar linguagem, construir pertencimento e transformar trajetórias.
Essa é uma posição minha.
Não é argumento empírico contra Arthur.
Minha análise diz que a transmutação ainda não foi demonstrada com a mesma força que a mercantilização.
Minha escolha política vai além:
Quero contribuir para que ela não aconteça.
E essa escolha também precisa enxergar o mundo como ele é.
O mercado não cresceu num espaço social neutro. Sua expansão ocorreu numa sociedade em que direitos culturais, proteção social, oportunidades de trabalho, equipamentos públicos e políticas permanentes chegaram às periferias de maneira profundamente desigual e descontínua.
Isso não explica sozinho a hegemonia mercantil.
Muito menos absolve qualquer agente.
Mas lembra que hegemonias são construídas em condições concretas.
E condições concretas também podem ser transformadas.
Por isso não tenho interesse em voltar a um passado puro.
Ele não existiu.
Também não tenho interesse em decretar que a cultura está salva porque ainda há batalha na praça.
Não está.
A questão política que tiro dessa discussão é outra:
se o rap ainda possui capacidade própria de produzir agentes, linguagem, reconhecimento e organização, então existe alguma coisa sobre a qual trabalhar.
Alguma coisa que pode ser fortalecida.
Alguma coisa que pode disputar outra direção.
Uma cultura que ainda transforma aqueles que a fazem não pode ser resumida ao valor econômico que outros conseguem extrair dela.
Isso não significa que esteja livre.
Significa que a luta pelo que ela pode se tornar ainda não terminou.
Acredito que Arthur, por outro caminho, também continua apostando na potência dessa cultura. Se não acreditasse, provavelmente não dedicaria tantos anos a discutir o rumo que ela tomou.
Nossa divergência nunca foi sobre se o problema importa.
É sobre o nome e o tamanho da transformação que estamos vendo.
Arthur encerra sua resposta perguntando quem define a altura, o que significa subir e quais relações dão sentido à vitória.
Eu deixo outra pergunta ao lado da dele:
Quem ainda consegue produzir o rap?
Essa é, primeiro, uma pergunta de pesquisa.
Podemos observar quem produz artistas, linguagem, respeito, circuitos, reconhecimento e valor — e acompanhar se essa capacidade cresce ou diminui.
Até aqui, minha conclusão é limitada: Arthur demonstrou uma hegemonia mercantil poderosa. Não demonstrou com a mesma força uma transmutação da cultura.
Depois disso começa minha escolha.
Eu não apenas penso que o hip-hop ainda produz sujeitos, linguagem e caminhos próprios.
Quero contribuir para que continue produzindo.
Minha aposta não é prova da minha tese.
É o que faço diante dela.
Se algum dia aquilo que ainda produz o novo perder essa capacidade e sobreviver principalmente como símbolo de relações produzidas em outro lugar, chamarei isso de transmutação.
Não acho que chegamos lá.
E não pretendo ficar parado esperando para descobrir.
